Soluções de Entrega de Última Milha que Estarão em Destaque para 2024

O tempo é essencial na entrega da última milha e cada segundo conta na forma como os clientes o percebem. Eles buscam sempre o melhor: entregas rápidas, praticamente perfeitas, personalizadas e que também consideram o meio ambiente. E se você não conseguir acompanhar, poderá sofrer as consequências.

Em 2024, o relógio anda ainda mais rápido. Portanto, se sua empresa pretende se destacar e atender às expectativas de seus clientes, inovar sua estratégia de última milha para se destacar em um cenário competitivo não é negociável. É por isso que optamos por destacar as soluções essenciais de entrega de última milha e as melhores práticas necessárias para prosperar em 2024. Esperamos que depois de ler este artigo, você tenha as ferramentas necessárias para desenvolver uma estratégia vencedora que o mantenha ágil, com visão de futuro e pronto para responder a qualquer coisa que surgir em seu caminho.

Revolucionando a entrega com aprendizado de máquina e IA

A integração da IA ​​e do aprendizado de máquina (Machine Learning) está mudando completamente o jogo na logística. Veja a otimização de rotas, por exemplo. Essas tecnologias se aprofundam em grandes quantidades de dados – tudo, desde fluxo de tráfego e sucesso de entregas anteriores até condições climáticas – para descobrir rotas mais rápidas e econômicas enquanto falamos. Esta inovação significa que as entregas são agora organizadas ou agrupadas de forma mais inteligente do que nunca, reduzindo os custos de combustível e poupando dinheiro que realmente faz sentido.

Além disso, esta tecnologia pode ajudar a promover um sistema de entrega tão avançado que sabe exatamente qual pacote deve embarcar em qual veículo e qual rota seguir, ao mesmo tempo em que gerencia entregas urgentes e considera a experiência do motorista. Não se trata apenas de evitar o trânsito; trata-se de agilizar todo o processo de entrega para ser mais tranquilo e fácil de usar no bolso.

O papel das soluções de tecnologia Open API

Imagine abrir o mundo da entrega com uma chave mágica que permite que diferentes aplicativos e sistemas conversem entre si em tempo real. Isto é o que a tecnologia Open API faz para a entrega de última milha. É como ter um tradutor que permite que todas as partes do processo de entrega se entendam instantaneamente – seja atualizando um motorista sobre uma rota mais rápida, avisando um cliente que seu pacote está a poucos minutos de distância ou ajustando os níveis de estoque rapidamente. Essa tecnologia não apenas mantém as coisas em movimento, mas também torna as entregas mais inteligentes, rápidas e pessoais, ao mesmo tempo que garante que cada pacote chegue às mãos certas, na hora certa, sempre.

Práticas de entrega sustentáveis

À medida que aumenta a procura por logística sustentável , as empresas correm para otimizar as suas operações de entrega de última milha para fazerem o que é certo e, ao mesmo tempo, aproveitarem vantagens estratégicas . Sendo os transportes responsáveis ​​por mais de um terço das emissões globais de CO2 , a transição para práticas ecológicas é mais do que fazer bem ao planeta – é um bilhete para aproveitar 12 biliões de dólares em oportunidades, alinhando-se com os objectivos globais de sustentabilidade. Duas maneiras pelas quais essa evolução está tomando forma são através da adoção de veículos elétricos e rotas de entrega mais inteligentes. Vans e caminhões elétricos estão começando a sair dos armazéns , priorizados por algoritmos que os colocam em primeiro lugar na hierarquia da frota para pegar a estrada o mais rápido possível. Entretanto, os especialistas em logística estão a utilizar algoritmos avançados para embalar os veículos de entrega até à borda e traçar rotas que reduzam as emissões, reduzindo os custos de combustível. Com 95% dos consumidores a considerarem necessárias as credenciais verdes de um produto, a corrida por soluções de entrega ecológicas é também uma corrida para conquistar corações e carteiras num mercado onde a sustentabilidade está a tornar-se o novo normal.

Centros de Micro-Atendimento

Os microcentros de atendimento (MFCs) e o uso de lojas locais para distribuição são soluções inteligentes para aproximar o estoque dos clientes finais e reduzir as dores de cabeça das entregas urbanas. Imagine armazéns menores bem no centro das cidades, possibilitando que as remessas dos seus clientes cheguem mais rápido do que nunca. É simples: tudo acelera quando as entregas têm menos terreno para percorrer. As encomendas chegam rapidamente, a sua empresa poupa nos custos de transporte e há menos poluição . Por outro lado, lojas como Target, Walmart e Best Buy também estão entrando em ação, transformando partes de suas lojas em mini centros de remessa com opções de compra on-line e retirada na loja (BOPIS). Esta tendência significa que em vez de os pedidos virem de um armazém distante, eles poderão ser enviados de uma loja próxima, reduzindo o tempo e o custo de entrega. É uma medida simples e inteligente que beneficia a todos: os clientes recebem suas compras mais rapidamente e o meio ambiente sofre menos com todos aqueles caminhões de entrega.

Acompanhamento de entrega em tempo real

Oferecer aos clientes a capacidade de rastrear seus pedidos em tempo real é como entregar-lhes o passe VIP para sua experiência de entrega. Eles podem ver onde seu pacote está e quando ele chegará à sua porta, com insights que transformam a espera de um mistério estressante em algo mais emocionante e transparente. É simples: quando as pessoas sabem quando suas coisas chegarão, elas ficam mais felizes e têm maior probabilidade de comprar com você novamente. 89% dos clientes têm maior probabilidade de retornar para comprar mais se tiverem uma experiência positiva, incluindo rastreamento. Transformar um comprador ocasional em um cliente recorrente tem tudo a ver com manter seus clientes informados e construir confiança. Com quase 88% dos compradores considerando o rastreamento em tempo real como algo que torna a experiência de compra mais agradável, a proposta de valor é óbvia.

Personalização por meio de análise de dados

A análise de dados está transformando toda a experiência de compra em algo que parece feito sob medida. Imagine como os clientes se sentem quando recebem sugestões de produtos que atendem perfeitamente ao seu gosto, porque uma empresa dedicou um tempo para entender suas compras anteriores e hábitos de navegação . E-mails personalizados e anúncios que acertam o alvo também fazem com que os clientes se sintam valorizados, e não apenas mais um número no sistema. Esta abordagem é um grande negócio, com 76% dos americanos mais propensos a comprar quando a experiência parece personalizada. Mas a verdadeira revolução está na forma como os clientes obtêm as suas compras. Graças à análise de dados, assim que um cliente faz uma compra, o pedido é imediatamente colocado no caminho mais rápido até sua porta. Este processo envolve contornar de forma inteligente possíveis atrasos, aproveitando dados em tempo real para ajustar o tráfego e as condições climáticas; bastante fácil, certo? Com 61% dos compradores esperando a entrega dentro de três horas e outros 80% querendo que seus itens sejam enviados no mesmo dia, a pressão é maior para entregar mais rápido do que nunca.

Logística Omnicanal

As estratégias omnicanal transformam a experiência de compra, oferecendo aos clientes o mesmo nível de serviço online, na loja ou através de qualquer outro canal. Essa abordagem vai além de simplesmente manter a consistência. Ele usa insights profundamente pesquisados ​​e selecionados de cada interação com o cliente para personalizar experiências que ressoem em um nível pessoal. O impacto? As empresas que acertam no omnicanal obtêm uma impressionante taxa de retenção de clientes de 89%, superando em muito os 33% daquelas que não o fazem. No entanto, os benefícios vão além da melhor satisfação do cliente e experiências positivas. As estratégias omnicanal também tornam a entrega de última milha – uma notória dor de cabeça logística – mais eficiente. As empresas podem contornar muitos desafios comuns de entrega garantindo que os produtos estejam disponíveis em todos os canais. Além disso, com cadeias de fornecimento ágeis e planejamento discreto aumentando as margens brutas em 1–3% , é evidente que as abordagens omnicanal também são ótimas para os negócios. As empresas que adotam esta estratégia estão a registar um aumento de 9,5% na receita anual, ao mesmo tempo que posicionam os clientes para gastarem mais online e na loja.

Parcerias com operadoras locais

Quando você une forças com empresas de entrega locais, a reta final para levar seu pacote até a porta dos clientes se torna muito mais amigável. Essas operações locais dão um toque pessoal à entrega para combinar com as vibrações únicas das regiões geográficas que eles conhecem tão bem. A principal vantagem? Flexibilidade e diversificação incomparáveis ​​da rede de distribuição. Com seu profundo conhecimento das áreas que atendem, as transportadoras locais podem oferecer várias opções de entrega, como entregas no mesmo dia ou em horários específicos. Essa adaptabilidade permite que os pacotes não só cheguem no prazo, mas também de forma adequada à programação do cliente, aumentando a satisfação e a confiança. Além disso, estes intervenientes locais distinguem-se pela capacidade de resposta. Sua proximidade com os destinos de entrega e sua menor escala permitem que eles se ajustem rapidamente a mudanças ou problemas inesperados, levando a uma rápida resolução de problemas e a clientes mais satisfeitos. Eles são mais do que apenas velocidade; tratam-se de serviços inteligentes e eficientes que as operadoras nacionais lutam para igualar , muitas vezes a custos competitivos. Ao aproveitar a experiência e as redes das transportadoras locais, as empresas podem desfrutar de poupanças de custos de até 16% no transporte marítimo, ao mesmo tempo que fortalecem a economia local e alcançam um nível de serviço que faz com que cada entrega seja especial.

Conclusão

Explorar o mundo da entrega de última milha nos mostrou uma coisa: acompanhar as últimas tendências e usar tecnologia inteligente são essenciais para qualquer empresa que queira se destacar em 2024. Os compradores de hoje querem seus pacotes rapidamente, se preocupam com o planeta e amam sentindo que sua experiência de entrega foi feita só para eles. Ao abraçar as muitas inovações, tecnologias, soluções de entrega de última milha e tendências para 2024 e além, você está indo muito além do dever de enviar pacotes; você está entregando sorrisos, economizando tempo e até ajudando o planeta.

Fonte: OneRail